Segunda fase da vacinação contra a gripe é iniciada no Grande Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe tem início nesta quinta-feira (16) e vai até o dia 8 de maio, no Grande Recife. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas sim contra a Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). O público-alvo da primeira fase da campanha continua podendo ser imunizado.
Além deles, a nova etapa contempla pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo.
Para agilizar a vacinação, o Programa de Imunização do Recife (PNI) recomendado que o público leve um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS, se tiverem esses dois últimos (veja locais de vacinação abaixo). Diferentemente da primeira etapa, o Ministério da Saúde não estipula meta de vacinação para os grupos da segunda fase.
Parte do público-alvo deve apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.
Já as pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como asmáticos, hipertensos, diabéticos, obesos e transplantados, devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
Os portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo devem apresentar documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação (categorias C ou E).
Recife
Recife tem dois ‘drive thru’ dedicados à campanha de vacinação contra a gripe — Foto: Andrea Rego Barros/Prefeitura do Recife
Segundo a Secretaria de Saúde, o município recebeu, na quarta-feira (15), 32 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). A vacinação acontece das 8h às 17h, em cerca de 150 postos de saúde da cidade. Os endereços ficam disponíveis no site da prefeitura.
A capital ainda conta com dois pontos de “drive thru” para os idosos. Um foi montado no Shopping Riomar, no Pina, na Zona Sul do Recife, e outro na Avenida Beberibe, em frente ao Estádio do Arruda, na Zona Norte.
O objetivo desse sistema é fazer com que as pessoas com mais de 60 anos possam se vacinar sem sair do veículo, seja ele carro, moto, ônibus ou outro, para evitar aglomeração, protegendo-as de ambientes onde circulam pessoas doentes.
Outras cidades
No município de Igarassu, a vacinação acontece nas Unidades de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Em Olinda, a campanha continua nos postos de saúde. Todos os endereços para vacinação estão disponíveis no site da prefeitura.
Já em Jaboatão dos Guararapes, além das unidades de saúde do município, a segunda etapa da campanha também acontece no Hospital da Aeronáutica. Para outras informações, a população pode entrar em contato com a Central de Vacinação, nos números (81) 3476-2866 ou pelo e-mail [email protected].
Paulista
A prefeitura de Paulista montou um calendário local para evitar aglomerações, que começa na terça (22). Segundo o município, como a procura pela vacina tem sido alta, a opção foi aguardar a chegada de doses além das que chegaram nesta semana para não parar a imunização nos primeiros dias.
Para portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a vacinação acontece nas policlínicas de Paulista, com a apresentação da receita e do laudo médico, da terça-feira (22) a 28 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para os outros grupos, a coordenação municipal do Programa Nacional de Imunização planejou a vacinação em locais específicos, sempre das 8h às 12h e das 14h às 16h.
Na quarta-feira (22), a vacinação dos policiais civis acontece na Rua Francisco Santiago da Costa, no Centro do Paulista. No mesmo dia, os guardas municipais podem se vacinar na Avenida Brasil, S/N, em Maranguape I.
Na quinta (23) e sexta-feira (24), policiais militares e Força Nacional devem se dirigir à Rua da Mangueira, 5, no Centro do Paulista, para vacinação.
Na segunda-feira (27), a campanha atende os kombeiros na Praça João Pessoa, também no Centro da cidade. Já na terça-feira (28), motoristas do transporte público podem se imunizar no Terminal Integrado Pelópidas Silveira.
Fonte: G1