Papa Francisco voltará a falar aos domingos aos fiéis da sua janela

Clipping

O papa Francisco voltará a falar aos domingos a partir da sua janela do palácio apostólico aos fiéis reunidos na praça de São Pedro por ocasião Angelus, uma tradição que foi interrompida em decorrência da pandemia de coronavírus, informou o Vaticano nesta terça-feira (26).

Desde que a Itália ordenou o confinamento de seus 60 milhões de habitantes em 9 de março devido à pandemia, o Vaticano, localizado no coração de Roma, teve que respeitar as mesmas regras, de modo que a imensa esplanada permaneceu vazia por mais de dois meses.

Neste contexto, o papa argentino continuou a se comunicar aos domingos por streaming a partir da sua biblioteca particular, enquanto o Vaticano passou a transmitir online todos os dias a missa celebrada pelo pontífice na modesta capela de sua residência, uma iniciativa que teve muito sucesso nos países da América Latina.

No domingo passado, o papa se inclinou pela janela para uma breve saudação aos fotógrafos e aos poucos fiéis autorizados a entrar na Praça de São Pedro.

Os serviços policiais e de vigilância controlam o respeito das disposições para impedir que o vírus se espalhe novamente, inclusive mantendo uma distância interpessoal de segurança de pelo menos um metro e uso de máscara.

O papa deve celebrar no domingo a missa de Pentecostes dentro da Basílica de São Pedro, mas sem a presença dos fiéis.

No sábado, Francisco rezará o rosário em homenagem a todos os afetados pela pandemia junto a uma reprodução da Gruta de Lourdes, que fica nos jardins do Vaticano, um evento que será transmitido online a muitos países.

Além disso, os responsáveis pelos santuários marianos dos cinco continentes, que devido ao coronavírus tiveram que interromper as peregrinações, participarão da oração, durante a qual o pontífice “invocará a ajuda e o socorro da Virgem Maria” para a pandemia e “confiará ao Senhor toda a humanidade”, informou o Vaticano.

Representantes dos grupos mais afetados pelo coronavírus participarão da oração do rosário, incluindo parentes de vítimas, médicos, enfermeiros, profissionais da saúde, pessoas que superaram a doença, um capelão hospitalar, uma enfermeira religiosa, um farmacêutico, um voluntário e um jornalista.

São profissionais que continuaram trabalhando durante o confinamento e a quem o papa dedicou suas orações durante esses meses de confinamento.

Uma família com um filho nascido durante o confinamento também foi convidada, como uma mensagem “de esperança e vitória da vida sobre a morte”, disse a Santa Sé.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.