Amigos, médicos relatam encontro difícil como plantonista e paciente na pandemia: ‘estou aqui muito por conta dele’

Clipping

Dois amigos médicos se encontraram em uma situação difícil na pandemia do novo coronavírus. Um deles era plantonista de emergência no hospital em que o outro foi internado com Covid-19. A história do intensivista Aarão Barreto e do gastroenterologista Rodrigo Rêgo Barros teve um final feliz com a cura do paciente, mas gerou muita preocupação e emoção durante os 32 dias de internamento.

Rodrigo tem 31 anos, não possui comorbidades e trabalha na emergência de um hospital do Recife durante a pandemia. No dia 3 de abril, apresentou sintomas de febre e tosse e, após uma semana, procurou atendimento médico ao começar a sentir falta de ar.

Ao ser diagnosticado com a Covid-19, ele foi internado no dia 10 de abril. Após 48 horas, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por ter apresentado uma piora no quadro clínico.

Aarão Barreto estava de plantão e foi quem o recebeu na UTI. Ele pediu ao amigo que ligasse para a esposa, pois teria que ser entubado.

Emocionado, Aarão lembrou de um momento inesquecível, quando o amigo olhou para ele na hora de entubar e falou: “Chefe, pode vir”. Rodrigo explicou: “O que ele acha que foi coragem, na verdade, foi segurança que ele me passou, foi tranquilidade”. Após o procedimento de entubação, Aarão redigiu uma mensagem e pediu que todos orassem.

“Eu não imaginaria que eu teria que participar dessa forma da história dele. Eu lembro que, quando chegou a notícia de que [Rodrigo] foi extubado, parecia uma final de Copa do Mundo. A gente pulava e chorava”, contou Aarão.

No dia 12 de maio, Rodrigo saiu do hospital. “Eu perdi quase 10 quilos nesse tempo [em] que eu fiquei na UTI, a maior parte de massa muscular. E, na primeira vez [em] que eu tentei ficar de pé, [fiquei] longe de conseguir”, disse o gastroenterologista, que passou a fazer fisioterapia e tem retomado, aos poucos, as atividades.

Eles ainda não se encontraram novamente desde então, mas sabem o que vão fazer assim que puderem. “A vontade é de dar um abraço e agradecer. Acho que a palavra é gratidão. Eu estou aqui muito por conta dele”, declarou Rodrigo.

“Eu quero ver você bem, lá de novo com a gente, rindo, e a gente retomar nosso trabalho, nossa vida, e todo mundo olhando para trás, vendo que foram momentos difíceis e que a gente cresceu com isso”, afirmou Aarão.

Covid-19 em Pernambuco

Mais 850 casos e 65 óbitos por Covid-19 foram registrados em Pernambuco neste sábado (6), de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Com isso, o estado chegou a 39.361 confirmações e 3.270 mortes por essa doença causada pelo novo coronavírus. Esses registros começaram em março, com o início da pandemia.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.