À espera de liberação, Federação Pernambucana divulga protocolo para volta do futebol

Clipping

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou o seu protocolo médico para a retomada do Campeonato Pernambucano, interrompido desde 16 de março em virtude da pandemia do novo coronavírus. Faltando apenas uma rodada para o final da fase de grupos, a entidade projeta retomar a competição no dia 5 de julho, caso haja a liberação por parte do Governo do Estado, e finalizá-la na Arena de Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) deve dar um retorno sobre a data de retomada ainda nesta semanaPUBLICIDADE

Mesmo que o Governo do Estado mude a data, as medidas de segurança para realização das partidas devem ser seguidas. O protocolo foi elaborado pela FPF, sob a coordenação e supervisão do médico infectologista Gabriel Serrano, tendo como base recomendações da Organização Mundial da Saúde e o Protocolo Padrão do Plano de Flexibilização do Governo do Estado.

Todas os 17 jogos restantes acontecerão sem público e cada clube poderá ter no máximo 35 pessoas na delegação. Entre as recomendações do protocolo médico da FPF, alguns pontos chamam atenção. Está proibido, por exemplo, beijar a bola e cuspir no gramado, assim como comemorar gols provocando contato com outros atletas.

Para as partidas, delegações devem chegar ao estádio no intervalo de 80 a 60 minutos antes do início da partida, onde todos os atletas, e membros das comissões técnicas, árbitros, assistentes, delegados, gandulas e staff deverão responder ao inquérito epidemiológico e medição da temperatura.

A FPF determinou ainda que os estádios devem ter espaços que permitam uma circulação segura, sem muita aproximação, e que banheiras e equipamentos de uso coletivo não sejam utilizados. O uso de máscara e/ou proteção facial será obrigatório para todos, com exceção dos jogadores e árbitros quando estiverem em ação, sendo opcional para o técnico no decorrer da partida.

O protocolo de entrada em campo também foi alterado. Primeiro entra o trio de arbitragem, depois a equipe mandante e, por fim, a equipe visitante, respeitando o distanciamento de 1,5 metro. O mesmo espaço mínimo vigora para o momento do hino. Também não haverá contato na hora de os atletas se cumprimentarem, nem pose dos jogadores para fotos.

Já na saída do gramado, os jogadores não podem trocar de camisa ou qualquer outro acessório do uniforme. Ao fim do jogo, primeiro sai o time visitante, em seguida a equipe mandante e, no final, o trio de arbitragem, respeitando o distanciamento social.

Fonte: Edenevaldo Alves

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.