Movimento de 25% no primeiro dia de reabertura dos serviços de alimentação

Clipping

Os serviços de alimentação, como restaurantes, bares, cafeterias e lanchonetes, voltaram a receber o público nesta segunda-feira, depois de 121 dias de portas fechadas, atendendo apenas por delivery e retirada. Para a a retomada, há protocolos específicos para o setor a serem seguidos dentro do plano de flexibilização das atividades econômicas e, além das medidas de higiene e distanciamento, a capacidade máxima permitida na reabertura é de 50%.

Porém, no primeiro dia da retomada, os estabelecimentos ainda sentiram os efeitos da pandemia do coronavírus e o fluxo de clientes foi considerado baixo, chegando a apenas 25%, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE). Porém, a expetativa é que os consumidores ganhem confiança na segurança e, nos próximos dias, aumentem o fluxo de clientes nos estabelecimentos. 

Segundo André Araújo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE), o movimento foi muito fraco neste primeiro dia. “Mesmo com a oferta de apenas 50% da capacidade, ela só chegou em 25%. Os aplicativos continuaram vendendo e acredito que as pessoas ainda estão aguardando alguns dias para se sentir mais à vontade. Além disso, estamos entrando na semana do final do mês, já existe uma queda natural e estamos nos confrontando com essa situação de reabrir depois de 121 dias”, afirmou. 

Porém, ele acredita que essa realidade vai mudar aos poucos, principalmente porque as pessoas vão começar a se sentir mais confiantes quando perceberem que os protocolos estão sendo seguidos. “O setor atendeu a 100% das medidas acordadas com o governo do estado e não houve aglomeração, existe esse cumprimento das normas e é esse sentimento que vai ser repassado para o consumidor”, acrescentou. 
Retomar a confiança é um desafio é grande para todos os estabelecimentos, em especial para os que funcionam em sistema de self service.

Além das regras do distanciamento de 1,5 metro entre mesas e clientes, da higienização reforçada, do uso de máscaras, cardápio que possa ser higienizado a cada uso, disponibilização de álcool 70%, entre outras medidas, os restaurantes com comida no peso tiveram que investir em outros protocolos.

“Além das medidas padrão, mesmo sem dinheiro, a gente colocou as proteções de vidro nas bancadas da comida, estamos disponibilizando luvas para os clientes se servirem, colocamos tapetes sanitizantes na entrada e compramos higienizadores para os banheiros. Durante o isolamento, tivemos que demitir, mas já recontratamos porque agora existem novas funções, como uma pessoa para higienizar as mãos dos clientes na entrada, para entrar o prato limpo e com segurança, uma pessoa para limpar as mesas e cadeiras a cada uso”, explica Camilo Lima, sócio do restaurante Dona Gula.


Com duas unidades na Zona Sul do Recife, a de Setúbal registrou um movimento melhor do que a de Boa Viagem pelas características de cada uma, mas muito abaixo do que acontecia antes da pandemia. “A gente tinha mantido o serviço de delivery e retirada a partir da unidade de Setúbal, então chegamos a 92 clientes presenciais e 182 no total com o delivery, longe dos 400 antes da pandemia.

Mas na de Boa Viagem estamos recomeçando de novo, apareceram 10 pessoas e nela temos um público de pessoas que trabalham nas redondezas e muita gente ainda está em home office”, explica. Camilo Lima acredita que a movimentação vai ser retomada de forma gradual. “Estamos seguindo todos os protocolos, mas as pessoas precisam se sentir seguras e vamos mostrar isso para nossos clientes. Vamos divulgar não só a reabertura, mas as medidas que tomamos. É um momento delicado, mas vamos esperar essa retomada”, completou.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.