Veículos de transporte escolar são autorizados pelo governo de PE a levar mercadorias durante a pandemia
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O governo de Pernambuco autorizou, de maneira excepcional, a utilização de veículos cadastrados para o transporte escolar para levar mercadorias, durante a pandemia do novo coronavírus. Este era um pedido dos trabalhadores do setor, que tiveram a renda afetada pela suspensão de aulas em todo o estado, devido à Covid-19. No dia 6 de julho, eles fizeram um protesto pedindo essa permissão.
O decreto nº 49.216 foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (21). De acordo com o documento, a motivação para a mudança é situação de “dificuldades sociais e econômicas enfrentadas durante a pandemia da Covid-19 pelos profissionais que atuam no setor de transporte escolar”.
Com a permissão, eles poderão fazer transporte de mercadorias até o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino públicas e privadas de Pernambuco.
De acordo com o governo, essas atividades ficarão suspensas até, pelo menos, o dia 31 de julho. O estado ainda não informou uma data da possível retomada das aulas, que foram paralisadas desde março.
O decreto prevê, ainda, que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deverá ditar normas complementares para o disciplinamento desse tipo de trabalho pelos condutores do transporte escolar.
O decreto entrou em vigor desde a segunda-feira (20), dia em que foi assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB).
Dificuldades
Com as aulas presenciais suspensas nas redes privada e pública em Pernambuco, muitos motoristas perderam a clientela. No dia 6 de julho, um grupo de condutores realizou um ato público, no Centro do Recife, para exigir ao governo a autorização para atuar em outros serviços .
No protesto, o grupo estacionou veículos em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro. Segundo os motoristas, eles são impedidos de fazer outras atividades, até mesmo transporte de mercadorias.
Coronavírus em Pernambuco
Pernambuco totalizou 80.441 casos confirmados e 6.089 óbitos causados pela Covid-19 desde o início da pandemia do novo coronavírus. Nesta terça-feira (21), o estado registrou 326 novas infecções e 53 óbitos provocados pela doença, de acordo com boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Fonte: G1