PE confirma seis novos casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica; número de registros chega a 16

Clipping

Mais seis casos de crianças com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença rara associada à Covid-19, foram notificados em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou, nesta terça-feira (8), que há, ao todo, 16 casos registrados, sendo dois deles de pacientes que moram em outros estados, mas foram tratados em unidades pernambucanas de saúde.

Os dois primeiros casos de SIM-P em Pernambuco foram divulgados em agosto. Houve, até então, uma morte de uma garota de 11 anos, moradora do Recife.

Em coletiva de imprensa transmitida nesta terça-feira, pela internet, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que os casos foram detectados a partir de uma análise dos pacientes atendidos anteriormente na rede estadual.

“As unidades de saúde passaram a revisar os casos que passaram dentro dos serviços. Dos seis novos no estado, dois ocorreram em maio, dois em junho e os outros dois, em agosto. São quatro meninos e duas meninas, de idades entre 4 e 10 anos. Todos eles já tiveram alta”, declarou o secretário.

A SIM-P se apresenta com sintomas como febre insistente, dores abdominais, manchas na pele, irritação dos olhos, entre outros sinais. Houve, ainda, a notificação de um caso de criança que mora em Maragogi (AL) e outra em Baixa Grande do Ribeiro (PI), que foram atendidas em Pernambuco.

“Ao todo, dos 16 registros no estado, são oito meninos e oito meninas, de idades entre 1 e 13 anos. Todos tiveram resultado positivo de Covid-19 previamente”, afirmou André Longo.

Atendimento pediátrico

Ao todo, segundo André Longo, foram registrados 650 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) entre crianças, em Pernambuco. Esse número representa 2,5% do total de casos graves de Covid-19.

Houve, também, 5.144 casos leves entre menores, o que representa 4,8% desses quatros de infecção pelo novo coronavírus no estado. O número de mortes de crianças chegou a 53, 0,6% do total.

Aglomerações em praias

Tanto o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, quanto titular da pasta no Recife, Jailson Correia, lamentaram as cenas de aglomerações e desrespeito às medidas de prevenção à Covid-19 vistas em todo o Litoral, no feriado de 7 de Setembro. O feriado prolongado foi o primeiro fim de semana em que comerciantes que trabalham na areia puderam trabalhar, após liberação do governo.

“Em todos os lugares do mundo em que a taxa de infecção do vírus foi negligenciada, em que houve desleixo, o vírus mostrou sua força em ondas subsequentes. Não é hora de jogar fora todo esse trabalho feito aqui, apresentar desleixo, porque o vírus é implacável”, afirmou Jailson Correia.

O secretário estadual de Saúde, por sua vez, afirmou que o governo vai analisar os dados epidemiológicos das próximas semanas e, se houver um aumento no número de casos graves da Covid-19, medidas de restrição, como fechamento de locais de lazer, a exemplo das praias, poderão ser adotadas.

“Os dados epidemiológicos desta e da próxima semana serão essenciais para as decisões que deveremos tomar. Todo mundo gostaria de voltar a uma vida normal, mas não existe vida normal quando se convive com um vírus que mata”, afirmou André Longo.

“A praia talvez seja o local mais democrático que temos de lazer. É natural que ela fosse aberta e que as pessoas que trabalham lá possam trabalhar. Estamos vigilantes e, em caso de recrudescimento de casos de Srag e óbitos, é natural que as primeiras atitudes sejam de restringir as atividades de lazer. Não queremos fazer isso. Não é correto colocar toda responsabilidade nas prefeituras, a população precisa se conscientizar que, para voltar a conviver, precisa dosar esse sentimento hedonista, de busca do prazer, com algum sentimento de responsabilidade”, explicou o secretário estadual de Saúde.

Coronavírus em Pernambuco

Foram confirmados, nesta terça-feira (8), 170 novos casos da Covid-19 e 20 óbitos de pessoas infectadas com a doença em Pernambuco. Com isso, o estado passou a somar 132.590 infectados e 7.741 mortes de pessoas com o novo coronavírus. Os dados são contabilizados desde março .

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.