Caixa Tem pode se tornar um banco com ações negociadas na bolsa

Clipping

Criado em meio à pandemia da covid-19 para permitir o pagamento do auxílio emergencial, o Caixa Tem deve se tornar uma subsidiária independente da Caixa Econômica Federal e ter ações negociadas em bolsa. O plano de abrir o capital do aplicativo foi anunciado ontem pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em conversa com investidores estrangeiros, Guedes afirmou que o governo brasileiro criou um banco digital na pandemia ao digitalizar 64 milhões de pessoas para pagar o auxílio emergencial. E lembrou que muitas dessas pessoas não tinham conta em banco antes disso. Por isso, devem ser fiéis ao banco que lhes deu essa oportunidade.


“Quanto vale um banco com 64 milhões de pessoas?”, indagou. O ministro revelou que o governo já se organiza para rentabilizar o negócio. “Estamos planejando um IPO (oferta pública inicial de ações) desse banco digital que nós produzimos em menos de seis meses”, afirmou Guedes, sem dar detalhes sobre o processo, que marca a estreia de uma empresa nas negociações da bolsa.


O ministro não citou a Caixa Econômica Federal. Porém, o presidente do banco, Pedro Guimarães, também já havia revelado ter planos para o Caixa Tem. Para Guimarães, tendo realizado mais de 300 milhões de transações, o aplicativo já representa um dos maiores bancos digitais do mundo, e ainda deve crescer nos próximos meses com a oferta de serviços como microcrédito e seguros. Os novos serviços seriam uma forma de o banco gerar receita, já que as poupanças digitais usadas para o recebimento dos auxílios do governo no aplicativo hoje são gratuitas.


Além disso, Guimarães não esconde o interesse na oportunidade do mercado de capitais, tanto que pretende fazer o IPO da Caixa Seguridade ainda neste ano e também prepara a abertura de capital do Caixa Cartões. O mercado já mostrou interesse nesses IPOs e reagiu bem à declaração de Guedes ontem.


“O investidor tem interesse nesse mercado de contas e bancos digitais”, explicou a economista-chefe da Reag Investimentos, Simone Pasianotto. Ela disse até que o Caixa Tem pode ter uma avaliação financeira similar à do Nubank. A fintech ainda não fez um IPO, mas é avaliada em R$ 4 bilhões.
Fraudes

Contudo, há um entrave para os planos de crescimento do Caixa Tem: o alto volume de fraudes constatadas no aplicativo. Muitas pessoas tiveram o auxílio emergencial desviado por hackers. Mais recentemente, surgiram queixas de brasileiros que acessaram o Caixa Tem para fazer o saque emergencial do FGTS, mas descobriram que o recurso já havia sido usado.


O problema já provocou bloqueio de algumas contas do Caixa Tem e está sendo investigado pela Polícia Federal. A corporação informou que avalia se essas fraudes são estruturadas e derivam da atuação de organizações criminosas. A Caixa disse que diversos mecanismos têm sido constantemente implementados pelo banco para conter as ações dos fraudadores.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.