Pernambuco: Secretaria Estadual de Saúde descentraliza diagnóstico de HIV e hepatite C para o Sertão

Clipping

Passada a fase de testes e acertos, iniciada em julho, e dissipado o período mais crítico da pandemia da Covid-19, em Pernambuco, a XI Gerência Regional de Saúde (XI Geres), com sede em Serra Talhada, abriu, agora de forma efetiva, o Laboratório de Saúde Pública para diagnóstico dos vírus do HIV e hepatite C. Por meio da identificação molecular em tempo real, uma equipe composta por quatro biomédicos, liderada pela responsável técnica Socorro Clementino, já começou a receber, no centro instalado em Serra Talhada, as primeiras demandas de material para a realização das análises para confirmar ou descartar o diagnóstico dessas doenças. Essa é a primeira descentralização desse tipo de diagnóstico para o interior do Estado feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Por Serra Talhada estar numa região central de Pernambuco – a 400 km do Recife -, notou-se a necessidade de uma máquina de carga viral rápida para análises que encurtasse distâncias, com base na logística e localização geográfica da cidade sertaneja. Antes do laboratório da XI Geres, os exames para HIV e hepatite C, oriundos de cidades como Petrolina, tinham que ser levados para a capital do Estado, onde seriam investigados no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).

Com o funcionamento do laboratório da XI Geres, há um ganho de tempo inestimável para o controle dessas infecções em todos os dez municípios que compõem a Regional, além das cidades de Petrolina, Ouricuri, Araripina e Salgueiro, localizados na 4ª Macrorregião e que também enviarão suas amostras para o laboratório do Sertão.

De acordo com a biomédica e responsável técnica do laboratório da XI Geres, Socorro Clementino, “a nova metodologia permitirá a oferta de exames para a quantificação do RNA viral de HIV e hepatite C mais rápidos e em tempo oportuno, e servirá como uma oportunidade para a definição de fluxos municipais e estaduais mais ágeis quanto ao diagnóstico e tratamento das pessoas vivendo com essas doenças”, afirma.

A equipe técnica do laboratório recebeu treinamento intensivo da GeneXpert para utilização da máquina. A partir do equipamento automatizado, há a possibilidade de se analisar até quatro amostras simultâneas das coletas enviadas ao centro, num prazo de uma hora e meia. O laboratório da XI Geres passou a integrar, ainda, a Rede Nacional de Laboratórios para Quantificação da Carga Viral do HIV e hepatite C, composta por 84 unidades em todo o País.

Para a gerente da XI Geres, Karla Millene Cantarelli, “esse novo laboratório de carga viral é de suma importância e vai possibilitar, além da avaliação quantitativa do RNA do HIV e hepatite C, fornecer informações importantes usadas em conjunto com a contagem de linfócitos CD4, para monitorar a infecção pelo HIV, para orientar o tratamento e para prever a evolução futura da doença”, destaca.

“A descentralização desse método diagnóstico é positiva para entregarmos os resultados de forma oportuna e mais rápida. Essa é uma metodologia nova e a tendência é que possamos ampliar para outras Regionais, possibilitando ao Estado intervenção mais assertivas para evitar novos casos de ambas as doenças”, afirma a gerente do Programa Estadual de IST/Aids/HV da SES-PE, Camila Dantas. (ses-pe)

Fonte: Edenevaldo Alves

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.