Governo lança versão simplificada do eSocial

Clipping

O governo lançou uma nova versão do eSocial, o Sistema Simplificado de Escrituração Digital de Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais. O intuito é facilitar a vida das empresas, que precisam apresentar informações mensais sobre o cumprimento das obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias na plataforma.

De acordo com o Ministério da Economia, o eSocial ganhou um novo desenho que vai facilitar o preenchimento e eliminar campos desnecessários nos formulários trabalhistas. “Nós pedíamos 2 mil informações às empresas e reduzimos para 300 ou 400. É uma brutal simplificação”, anunciou o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quinta-feira (22/10), em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.


Secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco explicou que, agora, o eSocial só vai cobrar o preenchimento de informações essenciais. “Com isso, teremos o fim de muitas obrigações sem fundamentação legal e muitas prestações de informações duplicadas”, afirmou.


Para fazer a identificação do trabalhador, por exemplo, o empresário vai precisar apresentar apenas o CPF do empregado. Informações que já constam em outras bases de dados do governo, como o Pis, o Pasep, o RG e a CNH, não serão mais exigidas. Além disso, será possível fazer o registro dos funcionários no momento da inscrição da empresa nas juntas comerciais. O novo eSocial ainda promete melhorias para os empregadores domésticos e para os microempreendedores sociais, com o lançamento de um assistente virtual e o lançamento automático do 13º salário para esses empregadores.
Segundo o Ministério da Economia, a simplificação do eSocial atende a um pleito do setor produtivo e vai reduzir o custo e o tempo de preenchimento dos formulários trabalhistas, facilitando o processo de registro dos funcionários. “Pequenos empresários vão resolver seus problemas pessoalmente, sem a necessidade de outro custo que inviabilizaria o negócio”, afirmou Bianco.


A pasta garantiu que essa simplificação não prejudica a prestação das informações que são usadas nas políticas públicas de Trabalho e de Previdência, como o seguro-desemprego. Guedes e Bianco lembraram, inclusive, que as informações do eSocial ajudaram o governo a construir a base de beneficiários do auxílio emergencial na pandemia de covid-19.
“Não estamos acabando com os sistemas porque são fundamentais para reconhecer as pessoas que são destinatárias de benefícios sociais. Sem eles, não conseguiríamos ter o auxílio.

[…] Manteremos os sistemas, mas simplificados, sem burocracias que atrapalhem a vida do brasileiro”, declarou o secretário.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.