Selic deve ser mantida em 2%, mas mercado prevê alta em 2021

Clipping

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) volta a se reunir hoje para deliberar sobre o rumo da taxa básica de juros (Selic). E a expectativa em torno do comunicado desta reunião é grande. Afinal, a inflação vem subindo mais fortemente que o esperado e as incertezas sobre a condução da política fiscal continuam. O mercado acredita que a Selic será mantida na mínima histórica de 2% ao ano nesta reunião, mas já vê uma pressão pelo aumento dos juros em 2021 e está de olho no recado que será deixado pelo Copom.

Na avaliação do mercado, o cenário desta reunião é delicado. É que o Copom segue preocupado com o rumo dos gastos do governo, tanto que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, já avisou várias vezes que “não há como ter inflação e juros baixos com o fiscal desorganizado”. Disse, inclusive, que uma “contabilidade criativa” que piore o perfil da dívida pública faria o Copom abandonar a política de responder às expectativas do mercado sobre o provável curso dos juros — cuja prescrição atual é de que sejam mantidos baixos. E, agora, também se vê diante de uma inflação crescente.


Campos Neto vinha dizendo que o BC está “absolutamente tranquilo” com a alta dos preços, já que as perspectivas de inflação continuam dentro da meta e a alta dos alimentos apresentava-se como um choque temporário. Porém, pelos últimos dados de inflação, a indicação é de que essa subida pode contaminar a inflação do próximo ano. A prévia de outubro, por exemplo, bateu 0,94%, o maior resultado para o mês desde 1995, e mostrou que os alimentos não são mais os únicos vilões –– o que leva o mercado a revisar as projeções.


Para 2020, os analistas subiram a da inflação de 2,65% para 2,99%, mas mantiveram a Selic em 2% no Boletim Focus desta semana. Para 2021, elevaram de 3,02% para 3,10% a projeção e reajustaram a taxa básica de 2,5% para 2,75%. A expectativa ainda é que esse ajuste nos juros seja feito ainda no primeiro semestre do próximo ano, mas já há a possibilidade de ser antecipado se a inflação e o risco fiscal saírem do controle nos próximos meses.


Assim, o mercado espera que o Copom revise suas perspectivas de inflação, que hoje apontam para uma alta de preços de 2,1%, em 2020, e de 3% para 2021, e dê um recado mais claro do impacto do cenário sobre a taxa básica nos próximos meses.


Economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez explicou que o Copom não deve mexer na Selic agora, nem na política de indicação futura dos juros porque a inflação continua dentro da meta — de 4% neste ano e de 3,75% para o próximo. “A pressão inflacionária parece ser transitória. Mas o fiscal será um ponto preponderante. Por isso, o comunicado pode pontuar isso de maneira mais sistemática”, observou.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.