Setores como cervejeiro e automotivo já produzem como antes da pandemia

Clipping

Dados mais recentes da indústria mostram que diversos setores voltaram com tudo a produzir. Alguns, como o automotivo e o cervejeiro, criaram turnos extras, inclusive aos sábados. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a atividade industrial de setembro foi excepcionalmente forte. O faturamento aumentou 5,2% no mês e, após cinco altas consecutivas, é o maior desde outubro de 2015.

A Ambev, maior fabricante nacional de cerveja e dona de praticamente três quartos do mercado, informou que as vendas do produto no Brasil aumentaram 25,4% em volume no terceiro trimestre de 2020. “No Brasil, em cervejas, nós tivemos uma performance consideravelmente melhor que a indústria, impulsionados pela implementação bem-sucedida da nossa estratégia comercial, adaptabilidade do nosso calendário de preços e efeito líquido positivo dos subsídios governamentais no suporte à renda disponível dos consumidores, o que mais do que compensou o impacto do fechamento do on-trade que ainda está em processo de reabertura”, aponta a companhia em seu balanço.


Alarico Assumpção Júnior, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), que representa as concessionárias, destacou que, em outubro, foram emplacados 215 mil veículos (caminhões e ônibus), volume 3,54% a mais que em setembro, o maior do ano e o quarto mês consecutivo de crescimento. Para os lançamentos, já há filas de espera de mais de 60 dias. “Notamos que os clientes estão mais confiantes, tomando a decisão de compra, facilitada pela oferta de crédito”.


A Calçados Bibi precisou que funcionários de apoio e de manutenção fizessem horas extras, embora em pouca quantidade. Como a marca não demitiu durante a pandemia, o quadro está completo para atender a retomada da produção. “Na fábrica da Bahia, por exemplo, aproveitamos as jornadas reduzidas e fizemos melhorias no layout de processo, algo que estava nos planos.

Nos meses de retomada, as fábricas conseguiram aumentar muito a eficiência e até aumentaram a capacidade de entrega com isso. Foram os melhores índices de produtividade da história”, relata a empresa.
Sem pressa
Apesar da grande variação positiva no mês de setembro, a CNI informa que o faturamento ainda é negativo em 1,9%, quando se compara o acumulado do ano (janeiro a setembro), em relação ao mesmo período de 2019. “Foi uma recuperação mais forte que o esperado, mas não significa que o Brasil vai voltar a crescer mais de 2% ao ano, como precisa crescer, para o padrão de vida do brasileiro se igualar ao dos países desenvolvidos”, alerta o gerente-executivo de Economia da CNI, Renato da Fonseca.


Ele aponta que a indústria conseguiu se recuperar, mas ainda tem alguns problemas nas cadeias produtivas, por falta de insumos, e enfrenta o alto custo de energia, devido aos encargos sobre a conta de luz, e um alto custo pela complexidade do sistema tributário nacional.

“O grande desafio é voltar à agenda de competitividade, principalmente à da reforma tributária, para que o Brasil tenha realmente uma indústria competitiva e volte a crescer mais de 2% ao ano, para o bem de sua população”.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.