Mundo se prepara para Natal inédito marcado pela Covid-19

Clipping

O mundo se prepara para celebrar as festas de fim de ano de maneira incomum, devido à Covid-19, com a rainha Elizabeth II privada de sua família, os alemães sem o tradicional vinho quente, e os suíços, de suas canções natalinas.


Pedidos de prudência

Tanto os governos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) pedem que as pessoas não baixem a guarda, apesar da vontade de reencontrar familiares e de relaxar após um ano complicado.
“Sou o cara que está roubando o Natal”, declarou Brian Pallister, primeiro-ministro da província canadense de Manitoba, ao pedir que os moradores “não se reúnam no Natal”.


“Se tivermos muitos contatos agora, antes do Natal, e depois este for o último Natal com nossos avós, é porque deixamos passar algo e não devemos fazer isso”, advertiu com emoção a chanceler alemã, Angela Merkel.


Um Natal com menos convidados

A Bélgica foi o país que mais limitou o número de pessoas no Natal: um convidado por casa, dois para pessoas que vivem sozinhas. Luxemburgo autoriza dois convidados.

Na França, a mesa não poderá ter mais de seis pessoas.
Os noruegueses flexibilizaram as restrições para as festas de fim de ano e permitem reuniões de até dez pessoas. “Deverão improvisar e talvez alargar um pouco a mesa”, declarou a primeira-ministra, Erna Solberg, ao pedir o respeito ao distanciamento.


No Reino Unido, as reuniões familiares (pessoas de três residências no máximo) serão permitidas entre 23 e 27 de dezembro. A rainha Elizabeth II e seu marido, o príncipe Philip, passarão o Natal no castelo de Windsor – algo excepcional -, e não em família, em sua residência de Sandringham.
A província canadense de Québec recuou na decisão de permitir reuniões durante quatro dias no Natal, após o aumento das infecções.


Deslocamentos limitados

A Itália adotou regras muito restritivas aos deslocamentos, proibidos entre regiões de 21 de dezembro a 6 de janeiro, e entre cidades nos dias 25 e 26 de dezembro e 1 de janeiro. O toque de recolher persiste de 22h às 5h (prolongado até 7h no Ano Novo).


A Bélgica também terá um toque de recolher no Natal, de meia-noite às 5h. Em Luxemburgo, será observado das 23h às 6h durante as festas. 
Na Espanha, o governo pediu que as pessoas evitem os deslocamentos entre as regiões, exceto para visitas familiares.  A França terá um toque de recolher a partir das 20h, exceto em 24 de dezembro.


Lojas, restaurantes e espetáculos

A Alemanha, que já havia determinado o fechamento de restaurantes, bares, centros culturais e locais esportivos, também ordenou o fechamento das lojas não essenciais, a partir de quarta-feira. Também proibiu a venda de álcool em vias públicas, vetando os quiosques de vinho quente.


Na França, os estabelecimentos não essenciais reabriram as portas por ocasião do Natal, mas restaurantes e salas de espetáculo continuam fechados. Em outros países, onde os restaurantes continuam abertos, estes poderão fechar mais tarde, como na Suíça, para o Ano Novo.


Missa adaptada

O papa Francisco antecipou em duas horas a “missa do Galo” para se adaptar ao toque de recolher na Itália.
A missa de Natal de Belém (Cisjordânia) acontecerá sem a presença de fiéis.
A Suíça proibiu os cantos litúrgicos nas igrejas, e a Grécia, que reabrirá as igrejas para o Natal, limitou a nove o número de fiéis nas igrejas, e a 25, nas catedrais.


Tradições relegadas

Os austríacos ficaram sem os mercados natalinos. Na Espanha, os moradores não poderão comer uvas à meia-noite na Puerta del Sol para dar as boas-vindas a 2021. Bélgica e Holanda proibiram os fogos de artifício, para não sobrecarregar os serviços de emergência com eventuais feridos. Londres e Paris cancelaram as queimas de fogos de artifício de Ano Novo.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.