Cartilha detalha eventos que podem ou não ser realizados em Pernambuco

Clipping

Depois de voltar atrás quanto à liberação de eventos com mais de 300 pessoas, por conta de um novo avanço da pandemia do coronavírus, o Governo de Pernambuco divulgou uma cartilha detalhando o que está e o que não está liberado para ser realizado no setor no estado. Entre os eventos que se enquadram na proibição estão shows, festas e similares, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes públicos ou privados, inclusive em clubes sociais e hotéis, independentemente do número de participantes. Já entre o que está liberado, existem regras a serem cumpridas.

Entre as atividades liberadas está o funcionamento dos restaurantes, bares, lanchonetes e similares. Músicas ao vivo ou mecânica, além de apresentação de stand up, estão permitidas, desde que as normas de atendimento sejam cumpridas. Além disso, está permitida a realização de casamentos, formaturas e eventos sociais similares, respeitando a limitação de 30% da capacidade do ambiente, com até no máximo 300 pessoas. Por eventos similares entende-se os de celebração única, como casamentos, formaturas e batizados. Aniversários não se enquadram por acontecer todo ano. O evento permitido deve acontecer em locais e equipamentos preparados e autorizados pelos órgãos licenciadores.

Já os eventos corporativos e institucionais, promovidos por pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, para fins de reuniões, treinamentos, seminários, congressos e similares, podem acontecer com capacidade de 50% ou para 300 pessoas. Festas de confraternização com colegas de trabalho ou familiares podem acontecer em estabelecimentos autorizados a funcionar, como restaurantes.

Celebrações religiosas em igrejas, templos e similares podem acontecer com limitação de 50% da capacidade do espaço ou com no máximo 700 pessoas. Cinemas, teatros e demais eventos de cultura devem respeitar a limitação de 50% ou 300 pessoas. As atividades dos centros de artesanatos, museus e demais equipamentos culturais, também de parques de diversões, temáticos e similares, além de Feiras Agropecuárias nos municípios indicados em Portaria da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) devem observar as normas sanitárias.

Em relação aos shows, não podem ser realizados para público em pé e festas não podem acontecer em clubes ou condomínios. Boates também não estão autorizadas a funcionar como ambiente de dança. Hotéis podem funcionar para receber os hóspedes, ter restaurante funcionando e ter música ao vivo ou mecânica, mas seguindo os protocolos. Festas não podem acontecer. Tudo que está liberado deve seguir as normas relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara e protocolo específico de cada setor.

Fonte: Edenevaldo Alves

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.