Municípios pernambucanos se comprometem a reforçar fiscalização nas praias
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Com quase 190 km de extensão e aproximadamente 60 praias, o litoral pernambucano é um dos mais procurados no país durante o verão. Os cenários convidativos de praias paradisíacas como Tamandaré e Porto de Galinhas atraem pessoas do mundo inteiro. No entanto, por conta da pandemia do coronavírus as cenas de orlas lotadas deixaram de ser sinal de diversão e passaram a ser motivo de preocupação.
Os recentes registros de aglomerações nestes locais acenderam o alerta das autoridades, pois podem acarretar no aumento descontrolado dos casos de Covid-19 no Estado. Em reunião com o governador Paulo Câmara, prefeitos das cidades litorâneas se comprometeram a reforçar as ações de fiscalização, para garantir o cumprimento dos protocolos de segurança contra a doença.
No Recife, o prefeito João Campos garantiu que, já a partir deste final de semana, nova rodada de qualificação e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os comerciantes, além do reforço nos trabalhos de orientação à população. Além disso, a Prefeitura está desenhando um reforço da sinalização na orla, em diversos formatos, com informações de conscientização sobre os protocolos corretos a serem adotados na praia. Na cidade vizinha, Olinda, o plano está sendo elaborado pela Secretaria de Segurança Urbana. Em nota, a Prefeitura informou que o documento será discutido e finalizado hoje junto com o prefeito Lupércio.
Ainda na Região Metropolitana, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes afirma que reforçará as ações de fiscalização e orientação no combate à Covid-19 na orla do município durante os finais de semana. “A equipe que já atua nas praias passará de 50 para 120 agentes, que serão distribuídos nos 8,5 km da orla de Jaboatão, aos sábados e domingos”, disse em nota enviada à Folha. Segundo a nota, ao participar da videoconferência com o governador, o prefeito Anderson Ferreira propôs que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) assuma o comando da capacitação dos comerciantes de todos os municípios do litoral, para que haja padronização dos cuidados e no manuseio dos produtos e higienização.
No Litoral Sul do Estado, a Prefeitura do Ipojuca, por meio do Comitê Contra o Coronavírus municipal, realiza nesta sexta-feira (8), a partir das 9h, uma operação de fiscalização na praia de Porto de Galinhas com o foco na prevenção do Covid-19. Na ocasião serão verificados o cumprimento dos decretos estaduais e municipal de combate à pandemia e se todos estão atuando na legalidade. Anteontem, a Secretaria de Turismo da cidade iniciou uma série de reuniões com os líderes das categorias que trabalham nas praias para deixá-los cientes da necessidade de cumprir as normas, sob pena de multa e cassação da licença. Medidas buscam evitar possíveis fechamentos do litoral ipojucano, o maior de Pernambuco com 33 km de orla.
Para o vice-coordenador do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD-PE), Jones Albuquerque, apesar de necesária, a iniciativa de diminuir aglomerações nas praias não é suficiente. “Precisam ser tomadas medidas mais enérgicas de redução de mobilidade da população, a exemplo do que Belo Horizonte acabou de fazer. Basta também proibir o comércio em bares e restaurantes de orla”, afirma. No boletim divulgado ontem pela SES, foram confirmados 1.511 casos da Covid-19, totalizando 228.451 diagnósticos positivos desde o começo da pandemia. Também foram registrados 32 novos óbitos, chegando a 9.763 mortes pela doença.
Vacinação
Na primeira reunião do Comitê técnico estadual para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19, realizada ontem, foi apresentada a versão preliminar do Plano de operacionalização da campanha, que prevê imunizar mais de 2,8 milhões de pessoas distribuídas em quatro grupos distintos. Todos os componentes terão até a próxima semana para darem suas considerações para que o documento seja finalizado.
Fonte: Folha-PE