Portaria estadual estabelece recomendações sanitárias para realização de eventos sociais
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O governo de Pernambuco divulgou, nesta sexta-feira (8), uma portaria que estabelece as recomendações sanitárias para a realização de eventos sociais durante a pandemia da Covid-19. Festas de casamento, batizados e formaturas se enquadram nessa categoria, segundo as secretarias estaduais de Saúde e de Desenvolvimento Econômico.
A medida ocorre após o governo do estado anunciar, na quarta-feira (6), a proibição de eventos com mais de 150 pessoas. Antes, eram permitidas até 300 pessoas. A portaria, publicada no Diário Oficial do estado, entra em vigor na segunda-feira (11).
Entre as orientações, estão a manutenção do distanciamento entre pessoas nos espaços do evento, como entrada, corredores, filas de acesso aos banheiros, salões, cadeiras e em demais locais. Nas mesas, é permitido ter, no máximo, dez pessoas.
Participantes, funcionários e prestadores de serviço precisam usar máscara durante todo o evento. O item de proteção só deve ser retirado no momento de consumo de alimentos ou bebidas, exclusivamente quando as pessoas estiverem sentadas.
A limpeza de áreas como mesas, balcões, teclados, maçanetas e botões, além de banheiros, deve ser feita a cada duas horas. O evento também deve disponibilizar álcool em gel em todos os pontos de entrada e de atendimento. Em caso de descumprimento das determinações vigentes, a empresa contratada deve assumir as responsabilidades cabíveis, segundo a portaria.
Com mais 1.511 casos da Covid-19 e 32 óbitos registrados na quinta-feira (7) em Pernambuco, o estado passou a totalizar 228.451 confirmações da doença e 9.763 óbitos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A contagem teve início no mês de março de 2020.
Fonte: G1