Aumenta o número de detentos com certificados profissionais em Pernambuco
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os cursos de capacitação nas unidades prisionais pernambucanas tiveram um aumento de 962 detentos certificados, neste período de pandemia. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), vinculada a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, no ano de 2019 foram registradas 888 capacitações em 36 cursos disponibilizados, já no ano passado esse número subiu para 1850. Os detentos que fazem as capacitações, a cada três dias, com quatro horas de curso, abatem um dia na pena. Em 2020, o Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, registrou o maior número de profissionalizações, 590 ao todo.
“É uma forma de manter a capacidade cognitiva dos presos ativa e garantir a certificação e a redução de pena”, afirma o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
De acordo com a Seres, o objetivo é ofertar aos detentos a oportunidade de aprendizado e de inserção no mercado de trabalho. Os cursos profissionalizantes são oferecidos em parceria com a Teleport Educacional, na modalidade Ensino à Distância (EAD), e são reconhecidos pelo Ministério da Educação e oferecidos em todas as unidades prisionais da Região Metropolitana e Interior de Pernambuco.
Segundo a Secretaria de Ressocialização, os cursos de padeiro, noções de modelagem de moda praia e moda íntima foram os mais procurados pelos detentos em 2019, com destaque para a Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes (PDEG), em Petrolina, que certificou 255 detentos. Já no ano seguinte, os cursos de venda, logística e marketing foram os mais solicitados.
As áreas ofertadas atualmente pela Teleport são segurança do trabalho, empreendedorismo, vendas, recursos humanos, logística, marketing, manutenção de micro e inglês básico. Todas têm 40 horas semanais, com exceção do curso de inglês com 80 horas semanais.
Fonte: DP