Sem oxigênio em hospitais, 60 bebês serão transferidos de Manaus a São Paulo

Clipping

O secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disponibilizou os leitos necessários para receber os 60 bebês do estado do Amazonas que precisam de transferência imediata pela falta de oxigênio no estado. A informação foi confirmada ainda no fim da manhã pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula, à rede CNN.


Logo cedo, foi enviado um pedido para que governadores de outros estados checassem leitos disponíveis para receber os recém-nascidos. Ainda não foi definida a logística para transferir os bebês, mas o Maranhão já havia manifestado que teria cinco vagas disponíveis para assistência neonatal. O Conass ainda aguarda a resposta de outros estados.


ColapsoEssa situação é mais um efeito da falta de oxigênio que vive a cidade de Manaus desde o meio da semana. Nesta quinta-feira, todos os pacientes da ala de um hospital da cidade acabaram vindo a óbito. Internados com covid-19 já estão sendo transportados para outras regiões do país, inclusive para o Distrito Federal, que recebeu, na madrugada desta sexta-feira (15), mais uma das pessoas hospitalizadas em Manaus com necessidade de oxigênio.
A situação no Amazonas vinha se agravando desde o início de dezembro de 2020. Logo no segundo dia deste ano, Ministério Público do Estado, do Ministério Público do Trabalho, da Defensoria Pública da União e da Defensoria Pública do Estado enviaram uma recomendação conjunta ao governo local pedindo o fechamento do comércio.


Contudo, a situação seguiu se agravando. Na última quinta-feira (14), o governador do estado, Wilson Lima (PSC), uma série de medidas para conter o avanço das infecções pelo novo coronavírus. Com toque de recolher das 19h às 6h, o decreto é uma “medida extrema”, segundo declarou o mandatário.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.