Impeachment de Bolsonaro divide bancada de deputados de Pernambuco

Clipping

Odebate em torno da possibilidade de abertura de um processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recuperou protagonismo, sobretudo por conta de eventos como o colapso sanitário de Manaus (AM). No entanto, até o momento, os parlamentares que expõem suas posições estão divididos, o que favorece o presidente, já que são necessários dois terços da Câmara para que o impedimento prospere. 

No entendimento do deputado Tadeu Alencar (PSB), apesar do impeachment necessitar de ponderação e ter “um custo social elevado”, “esse custo é muito maior se deixarmos Bolsonaro conduzir o Brasil”. “A atitude hostil reiterada, a costumas violação dos deveres que lhe cabem como presidente, que claramente indicam a prática de vários crimes, impõem a todos nós o dever de mostrar a Bolsonaro que ele não é o dono do Brasil, por isso, acho que é hora desse debate ser feito”, avalia.

O posicionamento é corroborado por outros parlamentares de oposição, como Marília Arraes (PT), Carlos Veras (PT) e Túlio Gadelha (PDT), que já se manifestaram via redes sociais. Também por rede social, o deputado Felipe Carreras (PSB), apesar de ser de oposição a Bolsonaro, afirmou que tratar de impeachment nesse momento é um “desserviço”. 

O deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) destaca que no atual cenário, “não temos nenhum fato determinado para a instalação de uma CPI”.  Já Augusto Coutinho (SD) segue pensamento semelhante, considera que o processo precisa ser “muito consistente”. 

Um deputado, sob reserva, avalia que o impedimento passa por uma série de questões. “O que vai trazer a pauta ao Congresso é a pressão externa das ruas. É preciso que o presidente perca 20% da sua aprovação. Para queimar esses 20%, vai depender do enfrentamento aos problemas postos. Se a vacina não avançar, ele vai queimar mais rápido essa gordura”, prevê.

Ricardo Teobaldo (Podemos), por sua vez, diz que não cabe trazer o impedimento de Bolsonaro ao debate. “Estamos no meio de uma pandemia em que está matando pessoas e agora que recebemos a vacina. Então, este não é o momento de fazer essa discussão, mas todos os esforços têm que ser concentrados para a vacinação e no auxílio aos estados e municípios”, afirma. Raul Henry (MDB), pondera sobre a popularidade do gestor.

“O impeachment não depende de mim e nem dos deputados, mas sim da sociedade. Apesar de toda calamidade no País, ele tem 30% de aprovação bom/ótimo. É preciso ver se esse cenário vai evoluir.”

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.