Ângelo Ferreira acompanha visita da Secretária Fernandha Batista às obras de abastecimento d’água em Sertânia
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista esteve no município de Sertânia neste sábado (23) para visitar as obras de implantação do sistema que vai levar abastecimento d’água regular a diversas comunidades rurais de Sertânia, na região do distrito de Rio da Barra, cuja fonte serão águas do rio São Francisco, a partir da Barragem de Moxotó. O prefeito Ângelo Ferreira acompanhou a visita e falou sobre a importância do trabalho.
“Levar água encanada e tratada, de boa qualidade à população rural de Sertânia é um desejo antigo da nossa gestão. E, graças às obras da transposição do São Francisco e ao Governo do Estado de Pernambuco esse projeto está sendo concretizado, transformando o sonho de tantas famílias, em realidade. Em breve os serviços serão concluídos e certamente ao longo do tempo conseguiremos estender essa ação a outras comunidades rurais”, destacou o gestor.
As intervenções estão sendo executadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e beneficiará mais de quatro mil moradores das localidades de Rio da Barra, Barreiros, Cacimbinha, Maia, Salgadinho, Salgado, Santa Maria, São Gonçalo, Waldemar Siqueira e Xique-Xique. A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados em julho deste ano. A ação conta com investimentos da ordem de R$ 3,8 milhões. No município, a Compesa também realizou a ampliação do Sistema Produtor Açude Barra para permitir o acréscimo de 70% da oferta de água nas torneiras, na cidade.
Ângelo lembrou, ainda, que a Prefeitura de Sertânia firmou convênios e parcerias com a Compesa para a implantação de sistemas de abastecimento de água em outras comunidades. “No sítio Pinheiro as obras foram iniciadas em 2020 e devem ser finalizadas em março deste ano. O ramal vai ser interligado à Adutora do Jatobá e beneficiará 100 famílias na localidade.
O valor do investimento é de aproximadamente R$ 297 mil, um convênio entre o município e a Compesa, onde cada um entrou com 50%. Também já firmamos acordo com a Companhia para que essa mesma ação chegue aos moradores do sítio Fazendinha, do povoado de Maniçoba e do Assentamento Riacho Seco. Juntas essas obras atenderão 69 famílias e também está para ser iniciado o abastecimento pela Compesa na vila de Albuquerque Né, a partir da adutora do Pajeú”, destacou Ângelo.
Fernandha Batista aproveitou a visita para conferir o andamento das obras de recuperação das rodovias PE 265 e PE 275, duas estradas que são muito importantes para a nossa região, que foram priorizadas e autorizadas pelo Governador Paulo Câmara.