PSB de Pernambuco retoma Prosa Política discutindo políticas de prevenção à violência

Clipping

O PSB de Pernambuco retomou, na noite desta segunda-feira (10), o Prosa Política, encontro que tem o objetivo discutir pautas importantes no contexto político, social e econômico da atualidade. Com um novo formato, agora virtual para se adaptar à nova realidade mundial de pandemia, o primeiro encontro de 2021 discutiu o tema Política de Prevenção à Violência no Cenário Brasileiro, com o palestrante Cloves Benevides, que é secretário estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas em Pernambuco há pouco mais de dois anos.

O evento contou com a condução do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, e com a mediação da secretária de Formação Política do PSB de Pernambuco, Dora Pires, e do jornalista Evaldo Costa, representando a Fundação João Mangabeira no Estado.


Durante sua apresentação, Cloves, que tem atuação marcada como gestor de Políticas Públicas e projetos sociais, falou sobre diversas perspectivas da temática, como a polêmica liberação de armas, que está em discussão no cenário nacional. Ele foi questionado pela militância que acompanhou a atividade pelo Youtube sobre como esse debate pode interferir na questão da prevenção à violência. “Arma é feita para matar, não para proteção. Tem uma visão de mercado (nessa discussão). Quanto mais armas, mais riscos. Quanto mais álcool, mais risco. Quanto mais álcool e arma e pessoas em vulnerabilidade, mais riscos agravado. Tem questão da matemática. Esse não é um debate para fazer no calor de emoção de autoproteção, mas é um debate de academia. Quanto mais armas circulam, mais números se alteram”, afirmou.

O gestor também abordou como o debate está envolvido com a questão da melhoria das políticas sociais, destacando como o enfraquecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) impacta na questão da violência. “Política social é outro nome da política de segurança pública. A garantia dos direitos é capaz de empoderar as pessoas, para que elas garantam lugar de fala e contribuam com o negócio público. Política pública de prevenção à violência é um recorte das políticas sociais quando nós consideramos o conjunto de violações da sociedade brasileira”, comentou.

O secretário também pontuou as ações sociais realizadas pela gestão em Pernambuco, destacando a pasta de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, gerida por Sileno Guedes, em ação com a pasta que ele conduz. Segundo destacou Cloves, há uma decisão política da atual gestão do PSB em Pernambuco em investir em novas ações sociais à medida que se investe em áreas distintas, como saúde e educação, por exemplo. Cloves também citou a referência que o Pacto pela Vida, que é citada como a principal política pública de combate e prevenção à violência no País, em termos de estrutura e eficiência.  


Durante o encontro, o presidente Sileno Guedes falou da importância da nova fase do Prosa Política, que já discutiu temas como combate à violência contra mulher, privatização do Rio São Francisco, gestão fiscal em Pernambuco, entre outros. “Continuaremos promovendo importantes debates ao longo de 2021. Esse é um ano de preparação da nossa militância, de formação política e aprofundamento de temas importantes”, comentou. O debate completo está salvo no canal de Youtube do PSB de Pernambuco. 

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.