Jovens preencheram 7 de cada 10 vagas formais abertas em 2021

Clipping

Após a pandemia do novo coronavírus atingir significativamente o mercado de trabalho brasileiro em 2020, a retomada das contratações formais é guiada pelos mais jovens. Dos 957.889 postos com carteira assinada criados entre janeiro e abril, 70,75% (677.732) foram ocupados por profissionais com menos de 30 anos.

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a maior parte das contratações do período envolveram jovens com idade entre 18 e 24 anos (450.788 vagas). O número corresponde a quase metade (47%) de todas admissões formais realizadas em 2021.

Para quem tem entre 25 e 29 anos, foram registradas 153.343 admissões a mais do que demissões nos quatro primeiros meses do ano. Já entre os menores de 17 anos, o saldo do mercado de trabalho formal é positivo em 73.601 postos.

Também foram mais contratados do que desligados os profissionais com idades entre 30 e 39 anos (198.790) e 40 e 49 anos (120.581). Por outro lado, os mais velhos amargaram quase 40 mil demissões a mais do que admissões entre janeiro e abril.

Na análise por gênero, foram contabilizadas 574.691 contratações com carteira assinada de homens e 383.198 de mulheres. Em ambos os casos, as maiores admissões foram destinadas a profissionais com idade entre 18 e 24 anos.

Escolaridade

Os dados apresentam ainda que, do total de contratados para atuar formalmente no Brasil até abril, 66,4% (636.032) possuí o ensino médio completo. Entre eles, a maioria das admissões é destinada para trabalhar na produção de bens e serviços industriais.

Na sequência, aparecem aqueles com ensino superior completo, com 139.835 (14,6%) novos alocados no mercado com carteira assinada no primeiro quadrimestre de 2021. A maioria dessas admissões (84.994) foi destinada a profissionais das áreas de ciências e das artes.

Também registraram saldo positivos na criação de vagas formais nos quatro primeiros meses deste ano os trabalhadores com ensino médio incompleto (71.738), fundamental completo (49.586), superior incompleto (46.734) e fundamental incompleto (16.133).

No período, apenas os classificados com analfabetos foram mais demitidos do que contratados, com 24.594 contratações e 26.761 demissões.

Fonte: R7

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.