Depoimento de vendedor de vacinas reforça suspeitas de corrupção

Clipping

A confusão provocada na CPI da Covid com o depoimento de Luiz Paulo Dominguetti Pereira, representante da Davati Medical Supply, foi avaliada por senadores como uma forma de tumultuar os trabalhos da comissão e desviar o foco da denúncia de corrupção que envolve o governo. Apesar de parlamentares verem o depoente como “plantado” pelo Executivo para fazer acusações inverídicas, eles avaliam que a oitiva confirmou a suspeita de cobrança de propina, dentro do Ministério da Saúde, na compra de vacinas contra o novo coronavírus.


Dominguetti confirmou as declarações dadas à Folha de S. Paulo de que o então diretor do Departamento de Logística (DLOG) do Ministério da Saúde, Roberto Dias, cobrou propina de US$ 1 por dose para fechar contrato de 400 milhões de unidades da AstraZeneca que o representante comercial tentava vender à pasta. De acordo com ele, o pedido ilegal foi feito em 25 de fevereiro, num encontro num shopping com Dias e mais duas pessoas, que seriam o ex-assessor do departamento Marcelo Blanco e o coronel Alexandre Martinelli, ex-subsecretário de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde. Dominguetti reconheceu o militar numa foto mostrada na CPI, mas disse que precisaria vê-lo pessoalmente para ter certeza. Martinelli, por sua vez, nega que tenha participado dessa reunião.


A confusão ocorreu quando Dominguetti afirmou que o deputado Luis Miranda (DEM-DF) tentou negociar a compra de vacinas com a Davati. Foi o parlamentar e o irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, que denunciaram suspeita de superfaturamento na compra, pela pasta, de 200 milhões de doses da Covaxin, ao custo de R$ 1,6 bilhão.


Para tentar comprovar sua declaração, Dominguetti mostrou áudio de uma conversa em que Miranda supostamente tentava negociar imunizantes e dizia ter um comprador “com potencial de pagamento instantâneo”. A mensagem teria sido enviada pelo deputado a Cristiano Alberto Carvalho, representante no Brasil da Davati. O áudio teria sido enviado a Dominguetti por Cristiano. “O comentário do Cristiano foi: ele está lá fazendo denúncia, mas aqui faz o inverso”, relatou o depoente. Pouco depois, Miranda, que estava na Câmara, foi à CPI furioso para desmentir a versão, e houve bate-boca (leia reportagem abaixo).


O áudio, entretanto, não tratava de vacina. Dominguetti foi rapidamente contestado e voltou atrás. Afirmou que não poderia dizer sobre qual produto Miranda estava se referindo e admitiu ter sido induzido ao erro. Ele recebeu apoio do presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). “Minha avaliação é de que em momento algum ele mente. Pode ter sido usado pelo Cristiano, que foi procurado pela repórter (da Folha), sabia da história, mas não fala e o mandou falar. Outra coisa: ele passou um áudio pela metade. Foi induzido ao erro”, enfatizou. Aziz negou pedidos feitos por senadores para dar ordem de prisão ao depoente por mentir.

Fonte: DP

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.