Pai de Beatriz se diz humilhado pelo Governo e quer suspeito na cena do crime

Clipping

EXCLUSIVO

Por Houldine Nascimento, repórter do Blog

O professor Sandro Romilton define como “humilhante” o tratamento recebido pelo Governo de Pernambuco. Ele e a esposa, a dona de casa Lúcia Mota, saíram de Petrolina e chegaram ao Recife, na manhã de hoje, para acompanhar a coletiva de imprensa da Secretaria de Defesa Social, que prometeu detalhar a identificação do suspeito de assassinar a facadas uma das filhas do casal, a garota Beatriz Angélica Mota, em dezembro de 2015.

Sandro e Lucinha foram impedidos de assistir à coletiva. Na tentativa de entrar no prédio da SDS, foram barrados. Após protestos, a mãe de Beatriz foi recebida pelo secretário Humberto Freire. “É humilhante você ser tratado dessa forma. Nós sempre colocamos à disposição dos delegados nossos telefones. Nessa hora importante, precisávamos ter um contato inicial, mas na verdade ficamos sabendo de tudo pela imprensa. É constrangedor e uma falta de respeito muito grande e até desumano”, desabafa Sandro.

“Tentamos contatar os delegados, e não conseguimos. No fim, quem atendeu foi o Nehemias [Falcão], chefe da Polícia Civil, confirmando que realmente eles tinham conseguido o DNA de um suspeito e que os delegados designados para o caso iriam nos retornar. Tivemos de vir ao Recife e saímos de madrugada. Quando chegamos no local marcado para atender a imprensa, infelizmente bateram com a porta na nossa cara. O trauma estava incompleto e a humilhação foi a cereja do bolo”, continua.

Em nota publicada ontem, a SDS informou que o autor do crime já estava preso e foi identificado por meio de análises do banco de perfis genéticos do Estado. Mais tarde, a TV Globo revelou que o suspeito se chama Marcelo da Silva, 40 anos, e que estava na cadeia pública de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

Sandro Romilton cobra da Polícia Civil que o suspeito seja levado ao colégio onde ocorreu o assassinato: “É preciso que haja outras averiguações ter mais elementos que dificultem a soltura. Ele tem que estar na cena do crime. É muito frágil. Tememos que só com essa apresentação de hoje, o advogado de defesa imagine que possa liberar o suspeito com isso.” 

“Desde o início, falamos que chaves desapareceram, acesso a portas somente pelo lado de dentro, luzes e imagens de câmeras que foram apagadas. Funcionários da escola que deram cinco depoimentos, divergentes um do outro. Queremos saber o envolvimento dos funcionários com essa pessoa. São muitos questionamentos”, prossegue.

No último dia 28, o governador Paulo Câmara (PSB) recebeu a família no Palácio do Campo das Princesas após Sandro e Lucinha caminharem por mais de 700 km de Petrolina até Recife. O pai de Beatriz diz que alertou a Polícia Civil e o governador sobre a importância de aprofundar a análise do DNA para chegar ao responsável pelo assassinato.

“Na conversa que nós tivemos, nós fomos muito didáticos e apresentamos a possibilidade de resolver o caso Beatriz. Foi a nossa família que abriu os olhos para o DNA e eles viram isso de trabalhar o DNA de forma adequada. Não foi uma novidade. Bastava a Polícia ter feito isso há bastante tempo”, revela.

Sandro critica coletiva e atuação da Polícia no caso Beatriz

Ao acessar o conteúdo da entrevista coletiva, o pai de Beatriz criticou as respostas dadas pelo secretário de Defesa Social, Humberto Freire: “Essa coletiva deixou mais dúvida. Ele levantou situações que deixam mais questionamentos.” 

De acordo com Sandro Romilton, a família pediu para ter acesso aos três últimos volumes do inquérito, produzidos entre 2020 e 2021. Ele rebateu Freire sobre a quantidade de perfurações no corpo da garota. Na coletiva, o secretário chegou a afirmar que Beatriz foi esfaqueada dez vezes, e não 42, como era noticiado até hoje.

“Foi um verdadeiro show de horrores. Troca até a quantidade de perfurações. Há perícia feita, laudos e ninguém nunca questionou. Ele (Humberto Freire) não sabe nos dizer quem foi o delegado que fez a oitiva do suspeito que está preso nem quando foi feita”, comenta.

Sandro Romilton também criticou as declarações de Humberto Freire sobre não ter havido sabotagem no caso: “Ele demitiu os dois peritos que nós denunciamos. Na verdade, denunciamos mais pessoas e, no decorrer desses dias, novidades sairão. Outras pessoas vão perder essa cobertura.”

“Ele defendeu o Governo do Estado e tentou colocar a atuação da Polícia como de primeira qualidade. Nós que acompanhamos o caso há muito mais tempo do que ele sabemos de perto que a Polícia fez um trabalho que deixou muito a desejar, apesar de muitos profissionais que trabalham no caso serem pessoas honestas, de extrema confiança, mas que não tinham material adequado”, avalia.

Romilton endossa o desejo de Lucinha de federalizar o caso por considerar que várias respostas ainda precisam ser dadas pela Polícia Civil. “Queremos a federalização. Achamos agora, mais do que nunca, relevante a participação da Polícia Federal para que tudo seja esclarecido da melhor maneira possível”, conclui.

Fonte: Magno Martins

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.