Covid-19: fevereiro começa com 222 crianças de 5 a 11 anos com diagnóstico confirmado da doença em Pernambuco

Clipping

Com mais de 6 mil novos casos da Covid-19 confirmados apenas nesta terça-feira (1º), Pernambuco ultrapassou a marca de 700 mil registros de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia no Estado, em março de 2020. Neste auge da ômicron, o dia teve, do total de confirmações, 222 casos (3,7%) entre crianças de 5 a 11 anos — faixa etária pediátrica elegível para a vacinação contra a Covid-19. Nesse universo de infecções do grupo infantil nesta terça-feira (1º), três casos evoluíram para a forma mais severa da doença: a síndrome respiratória aguda grave (srag). Os demais, 219 crianças, manifestaram sintomas leves.

“Vemos esse número com muita preocupação. Quanto mais crianças infectadas pelo coronavírus, maior é o risco de ter esse público internado em UTI (unidade de terapia intensiva). E sabemos que, em todo o Brasil, há carência de leitos pediátricos. Isso não é diferente em Pernambuco, cuja taxa de ocupação está sempre superior a 85%”, diz o pediatra Eduardo Jorge da Fonseca Lima, que é representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19.

O recado que ele tem compartilhado diariamente e que faz questão de chegar às famílias pernambucanas inclui a necessidade de imunização das crianças o mais precocemente possível. “Precisamos acelerar a vacinação para essa faixa etária, de 5 a 11 anos. Temos imunizantes, Pfizer e CoronaVac, para isso”, frisa o médico.

Atualmente já foram aplicadas, em Pernambuco, 53.222 doses de vacinas nesse grupo, desde o dia 14 de janeiro, quando se iniciou a imunização para a faixa etária pediátrica. Esse número corresponde a apenas 4,5% da população estimada de 1.182.444 meninos e meninas de 5 a 11 anos que vivem no Estado.

O comportamento de acometimento da ômicron na infância tem sido relatado por vários países. A questão não é que a variante tenha maior predileção por infectar crianças. O fato é que, como não estão vacinadas, elas vão aparecer num quantitativo maior entre os pacientes totais que estão internados. Por isso, neste momento de volta às aulas presenciais, o que mais pedimos é que as famílias vacinem suas crianças”, destaca Eduardo Jorge.

Para os pais e responsáveis que ainda estão na dúvida sobre a eficácia e segurança dos imunizantes, que passaram por estudos criteriosos e foram aprovados por agências reguladoras, o pediatra explica que a CoronaVac e a dose da Pfizer para crianças oferece uma proteção de aproximadamente 90% contra internamento hospitalar. O esquema completo, de duas doses de vacina, é que vai oferecer a proteção completa. Mas, segundo Eduardo Jorge, a primeira dose já faz diferença, especialmente neste período em que as crianças passam a se socializar mais com o retorno à escola. “A primeira dose é a capa de proteção inicial que a vacina pode oferecer às crianças.”

Fonte: Agência Brasil

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.