Gonzaga Patriota participa de reunião da Rede de Universidade Federais do Nordeste (Rene) da Andifes

Clipping

Reitores e representantes de 11 Universidades Federais participam da Reunião da Rede Nordeste (Rene) da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que acontece hoje (11) e amanhã (12), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O encontro é realizado na sala do Conselho Universitário (Conuni), na Reitoria, no Campus Sede em Petrolina (PE), com a presença do reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves; e do coordenador da Rene, Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A reunião também contou com a presença do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), do vice-reitor Roberto Jefferson Bezerra do Nascimento e de pró-reitores da Univasf. Na manhã de hoje, foi assinado o Acordo de Cooperação Multilateral com a Universidade Soka, do Japão, que visa estabelecer um programa de mobilidade acadêmica. O encontro contou com a participação, por vídeo conferência, do presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), Miguel Shiratori e a exibição de um vídeo do assessor internacional da Universidade Soka, Masahito Tobita. Também houve a apresentação do Projeto Nordeste Sustentável, elaborado pela coordenação da Rede Rene e pelo representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Leonel Leal. E uma apresentação do superintendente Regional da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, encerrou a programação da manhã. 

Durante o encontro, que conta com a participação de sete reitores, além de vice-reitores e assessores das Ifes, ainda serão discutidos o impacto da pandemia e o retorno às atividades presenciais nas Universidades Federais da região Nordeste. Amanhã, a programação terá uma palestra de Sérgio Wigberto Risola sobre “Mentoring na área de inovação, relação Universidade-Empresa, estruturação de parcerias e empreendimentos inovadores e Impactantes”.

O coordenador da Rede Rene, Josealdo Tonholo, destacou que a reunião acontece num momento de retorno das atividades presenciais nas Ifes. “Essa reunião tem um sentido simbólico de retomada das atividades presenciais, pois muitas Universidades estão retornando às atividades acadêmicas e administrativas e estamos vivenciando essa nova realidade nas nossas Instituições neste momento”, disse. Segundo Tonholo, o foco deste encontro será no fortalecimento de parcerias entre as Ifes e instituições, entre as quais a Universidade Soka e a Codevasf, e a discussão de temas como a contribuição das Universidades para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – Agenda 2030 e os cortes nos orçamentos das Universidades Federais.

O reitor Paulo César Fagundes Neves ressaltou que a reunião é relevante por congregar os reitores das Ifes do Nordeste possibilitando o debate de temas pertinentes à realidade da região. “É um fórum importante para discutir e propor soluções para os problemas comuns enfrentados pelas Universidades do Nordeste. Além disso, nesta reunião estabelecemos um acordo de cooperação com a Universidade Soka, que irá aproximar as nossas Universidades da instituição japonesa, e discutiremos assuntos relevantes com o PNUD e a Codevasf”, afirmou.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.