Testes mostram aumento na transmissão de vírus respiratório em crianças de até 9 anos

Clipping

Levantamento feito pelo Instituto Todos pela Saúde mostra que a transmissão do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por resfriados que podem desencadear infecções graves em crianças, idosos e imunossuprimidos, cresceu significativamente na primeira quinzena deste mês.

Ao analisar 528.393 testes de diagnóstico, verificou-se que a taxa de positividade do VSR aumentou de 0,5% em fevereiro para 5,2% na semana de 6 a 12 de março. A maior parte dos infectados foram crianças de até 9 anos de idade. 

O levantamento, iniciado em dezembro, inclui três tipos de vírus: além do VSR, o coronavírus (Covid-19) e o Influenza A, que provoca gripe. O diagnóstico foi feito por três laboratórios parceiros do Instituto — DasaDB Molecular Hlagyn — e 94% das amostras foram das regiões Sudeste Centro-Oeste.

Em geral, as infecções por VSR se concentram entre maio e setembro. Este ano, a disseminação começou mais cedo.

“A proporção de infecções pelo VSR aumentou e atinge todas as faixas etárias, embora atinja mais as crianças. Com as aulas presenciais, é preciso que os pais não levem seus filhos à escola com sintomas respiratórios, para evitar que o vírus se espalhe ainda mais”, afirma o virologista Anderson Brito, pesquisador do ITpS.

VSR é responsável por muitas hospitalizações de crianças e idosos. Segundo o pneumologista Fernando Didier, do HCor, o maior problema dos vírus respiratórios, principalmente o VSR e a gripe, é uma deterioração do quadro de saúde que leve a pessoa para um quadro de infecção bacteriana, provocando pneumoniainflamação nos brônquios sinusites graves, por exemplo.

“Eles desequilibram a flora do aparelho respiratório e favorecem a proliferação de bactérias, agravando o quadro dos pacientes”, explica. 

O crescimento do VSR surge num momento em que a circulação do coronavírus cedeu, mas prossegue como responsável por 71% dos testes positivos da amostra. O VSR representou 21% e o vírus da gripe (Influenza A) ficou com 1,9% entre 6 e 12 de março.  

Brito afirma que os brasileiros centraram foco na Covid durante os últimos dois anos, como se as outras infecções respiratórias não fossem importantes. Muitas delas, assinala, também levam a hospitalizações e até óbitos. 

“Não é “só uma gripe”. Gripe pode levar à morte e o VSR também não pode ser negligenciado”, diz o virologista. 

Brito afirma que o cenário de transmissão de vírus no Brasil é ainda confuso. Com a chegada do outono, a convivência em ambientes fechados aumenta os riscos. Além disso, assinala, não se sabe ainda se os casos de Covid-19 vão de fato diminuir ou se a subvariante BA.2, que voltou a elevar os casos em países da Europa, pode interromper a trajetória de queda. A mesma preocupação é causada pela variante Deltacron (mistura da Delta com a Ômicron).   

“Se aprendemos alguma coisa durante a pandemia é tentar diagnosticar as doenças. Não podemos mais voltar com as crianças para casa dizendo apenas que estão com virose. É preciso que o Brasil tenha aprendido a não negligenciar doenças transmissíveis”, diz ele.  

A recomendação dos especialistas é que os grupos de risco sigam usando máscaras em ambientes fechados e adotando as medidas preventivas, como distanciamento social, higienização das mãos e evitar tocar o rosto com as mãos. “A pandemia ainda não acabou e a tendência é de aumento dos demais vírus respiratórios”, explica. 

O Instituto Todos pela Saúde é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2021 para articular redes e desenvolver competências para enfrentamento de futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias. Entre os parceiros estão Fiocruz, Faculdade de Medicina da USP e os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, além da Academia Nacional de Medicina (ANM) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). 

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.