Pesquisadores criam método que permite diagnóstico precoce de câncer renal
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Pesquisadores da Universidade do Porto e médicos do Instituto Português de Oncologia (IPO) desenvolveram um método que pode permitir um diagnóstico precoce de câncer renal. Um estudo feito no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) apontou que foram identificados biomarcadores que podem antecipar a presença de carcinoma (tipo de câncer que se desenvolve em células epiteliais que recobrem a pele e a maioria dos órgãos) de células renais, a forma mais comum do cancro do rim.
Com a descoberta, publicada na revista científica “Cancers”, aumenta a probabilidade de os doentes receberem tratamento no tempo certo. O cancro renal é um dos tipos mais comuns e letais, principalmente entre homens. Entre os pacientes com o diagnóstico, de 20 a 30% apresentam metástases (células que se desprendem formando novos tumores) no momento do diagnóstico, segundo o instituto.
Para o estudo, os especialistas recorreram à tecnologia “digital droplet PCR” (ddPCR, ou “reação em cadeia da polimerase digital”, em tradução livre) para quantificar o material genético, uma vez que esta técnica é “mais sensível, robusta, rápida e econômica do que as técnicas convencionais”. Com a tecnologia, os pesquisadores conseguiram identificar no plasma “microRNAs”, que são pequenas moléculas de RNA que, apesar de não levarem à produção de proteínas, fazem parte de diversos processos fisiológicos.
Fonte: Folha-PE