Criação de gado é o maior causador da emissão de gases em 67% dos municípios
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Em 67% dos municípios brasileiros o gado é responsável pela maior quantidade de emissões brasileiras de efeito estufa na atmosfera. Os dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), iniciativa do Observatório do Clima, os dez municípios brasileiros com mais emissões não têm a agropecuária como principal setor do PIB, o que mostra que as emissões não geram riquezes para as populações.
A maior quantidade de emissões foi no bioma da Amazônia (64%), seguido por Pantanal (18%). Entre 2019 e 2020, nos 10 municípios com mais emissões houve aumento de 2,13 milhões de hectares de pastagem.
Os exemplos estão com São Félix do Xingu, no Pará, que atingiu a marca de 4,5 milhões de toneladas de gás carbônico (MtCO2) na atmosfera amazônica. Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e Cáceres, em Mato Grosso, juntos, são responsáveis por 49% das emissões do Pantanal. Todas as regiões possuem os maiores rebanhos do país.
Na sequência, estão Corumbá (MS) e Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), com 3,6 e 2,4 MtCO2, respectivamente. Mais da metade das áreas, 56%, está em algum estágio de degradação.
Os resultados mostram como a escolha do uso da terra pode determinar o agravamento do problema. “Isso indica o potencial de recuperação dessas áreas, que podem se tornar mais produtivas e contribuir para a remoção de carbono, quando bem manejadas e sem a abertura de novos pastos”, apontou o estudo.
Fonte: DP