Frutas da estação têm aumento de até 76% por causa de combustíveis

Clipping

Além de serem mais saborosas, por amadurecem no tempo certo, sem a necessidade de uso de aditivos químicos para acelerar esse processo, as frutas da estação são conhecidas por também fazerem bem para o bolso. A estação ou época corresponde ao período do ano que é mais propício para a colheita de tudo o que foi produzido. É quando há uma grande oferta da fruta, o que, normalmente, faz os preços caírem. No inverno brasileiro, algumas das frutas da estação são banana, mexerica, maçã, caqui e kiwi, entre outras.

Neste ano, ao contrário do que se esperava, elas estão mais caras. “Um dos motivos desse aumento é o valor do combustível, usado para o transporte dessas frutas. No Brasil, tudo relacionado a hortifrúti é carregado via caminhão. Se aumenta o custo da logística, isso é repassado para o consumidor final”, avalia o economista Leandro Rosadas, que fez o levantamento de preços, a partir de encartes de quatro das maiores redes supermercadistas do Rio de Janeiro, que somam 278 lojas no estado. 

A banana é a fruta que teve a maior alta, de 76% em relação ao mesmo período de 2021. Segundo Leandro Rosadas, tanto a banana quanto as outras frutas típicas do inverno deveriam estar com os preços mais baixos. “Era para essas frutas estarem mais baratas por causa da safra, mas o diesel está cada vez mais caro, e isso faz com que esses preços aumentem”, diz o economista, que fez a pesquisa na semana de 8 de junho.   

Em segundo lugar no ranking das frutas da estação que apresentam maior alta na comparação com o ano anterior está a tangerina (mexerica), com aumento de 43% no preço. Além de deliciosa, essa fruta é fonte de vitaminas e contém potássio, cálcio, ferro e magnésio, e traz muitos benefícios à saúde. Diante do valor mais alto, uma dica para economizar é “buscar promoções no comércio, aproveitar os dias de feira e ter cuidado na armazenagem e consumo, para não perder o alimento”, orienta a especialista em educação financeira Aline Soaper. 

Na pesquisa feita por Rosadas, a maçã aparece como a terceira fruta mais cara deste inverno, pois subiu 29% de 2021 para 2022. Além do alto custo dos combustíveis, também pesa no preço dos produtos alimentícios o aumento do IPCA-15 (Índice de Preços no Consumidor), que ficou em 0,69% em junho, depois de uma alta de 0,59% em maio. 

O preço do Kiwi está 13% maior neste inverno, na comparação com 2021. Outra dica de Aline Soaper é aproveitar o horário da xepa na feira. “Os feirantes cobram mais barato pelas frutas menores ou com algum tipo de avaria. Essas frutas estão em perfeito estado de consumo para sucos e sobremesas, e podem ser higienizadas e congeladas para consumir posteriormente”, explica a educadora financeira.

Entre as frutas da estação pesquisadas por Rosado, o caqui é a que teve o menor aumento no preço, 8%. Fonte de vitaminas, o caqui ainda favorece a saúde do coração, pois tem alguns compostos que ajudam a diminuir a pressão arterial e a reduzir o colesterol ruim, o LDL, no organismo. “Pior do que pagar caro é comprar e não consumir. Ter que jogar fora porque a fruta estragou é um péssimo negócio”, finaliza Aline.

Fonte: R7.Com

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.