Vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai em estados-chave

Clipping

Três estados são cruciais para que o pré-candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantenha distância do seu adversário, o presidente e pré-candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, e tenha alguma chance de vencê-lo no primeiro turno: São Paulo, Rio e Minas Gerais.

Esta é a avaliação de Felipe Nunes, professor de ciência política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor da Quaest. Apesar de o petista liderar as pesquisas de intenção de voto nos três maiores colégios eleitorais do país, a vantagem sobre Bolsonaro vem diminuindo de março para cá, conforme mostra levantamento feito pelo instituto de pesquisa. As informações são do O Globo.

A maior mudança ocorreu em São Paulo, onde a vantagem de Lula caiu de 14 para cinco pontos entre março e julho deste ano, segundo pesquisa Genial/Quaest. A situação acende um alerta para a campanha do ex-prefeito da capital paulista e pré-candidato petista ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

— É uma notícia ruim para o Haddad, que esperava que o desempenho do Lula fosse continuar acima do que historicamente sempre foi. Vale lembrar, o PT não vence uma eleição em São Paulo desde 2002. Essa queda (de 14 para cinco pontos) é um desafio para campanha no estado — diz Nunes.

Segundo o professor da UFMG, a eleição em São Paulo, Rio e Minas Gerais deve ser acompanhada mais de perto nas próximas semanas:

— É onde a eleição vai ser definida. Um empate em São Paulo e uma vitória em Minas e no Rio podem significar a vitória de Lula no primeiro turno.

Na Bahia, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro continua alta, mas caiu de 47 para 43 no período, segundo o levantamento do instituto. Em Minas, apesar da queda, o petista mantém uma distância significativa de 18 pontos do atual chefe do Executivo. O estado mineiro costuma ser um bom termômetro para as eleições presidenciais: desde a redemocratização, todos os presidentes eleitos venceram em Minas. Já no Rio, a vantagem continua estreita, assim como em pleitos passados: foi de oito para cinco pontos.

A queda da vantagem de Lula sobre Bolsonaro já era um movimento esperado por especialistas. Primeiro, por causa da saída do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) da disputa presidencial, o que rendeu mais intenções de voto para Bolsonaro. E, segundo, pela histórica melhora de um presidente da República em seu último ano de mandato, quando há mais inauguração de obras e gastos na área social. Este ano, há ainda os efeitos esperados da PEC que aumenta o Auxílio Brasil e concede benefícios para diversas categorias.

— A queda é um processo natural. A questão agora é até que ponto essa diferença diminui nos estados-chave — afirma Nunes.

Fonte: Magno Martins

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.