Famílias voltam às marcas preferidas com queda da inflação
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A queda no preço dos alimentos da cesta básica nos últimos meses motivou o retorno do consumo das marcas que haviam sido abandonadas pelas famílias diante do aumento da inflação, afirma a Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
Marcio Milan, vice-presidente da Abras, destaca a liberação do Auxìlio Brasil de R$ 600 e a redução no preço dos combustíveis após o corte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) como determinantes para o alívio no bolso dos consumidores.
“Essa redução faz com que todos os produtos baixem de preço e o consumidor volta a consumir aqueles produtos que tinha abandonado por conta da renda menor. O óleo de soja é um exemplo, e agora isso mostra o consumidor em uma condição melhor”, afirma Milan.
Somente no mês de agosto, o consumo nos lares brasileiros subiu 7,23%, ante o mesmo mês do ano passado, de acordo com informações apresentadas nesta quinta-feira (13). Os dados mostram ainda um aumento do consumo de proteína por pessoa a um nível superior ao do pior momento da pandemia.
Na percepção de Milan, a opção pelos substitutos cresceu durante a crise sanitária, o que reduziu de 30,6 kg para menos de 28 kg o consumo de carne vermelha no Brasil. Agora, ele prevê uma retomada do consumo também das carnes bovinas, até então substituídas por ovos e pela carne suína, que custam menos.