Governo publica regras para contratação de equipes para o Censo 2022 sem processo seletivo
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou, nesta segunda-feira (21), uma medida provisória que autoriza a contratação de funcionários, sem processo seletivo, para atuar no Censo Demográfico de 2022. Podem ser contratados servidores aposentados da União, de estados e municípios.
“As medidas se fizeram necessárias porque, em alguns entes federados, as baixas taxas de desemprego estão dificultando o recrutamento de pessoal que aceite contratos temporários”, diz nota da Secretaria-Geral da Presidência da República.
A medida ocorre após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informar que prorrogará a coleta em campo do Censo Demográfico até o início de dezembro. O trabalho de levantamento de informações, que teve início em 1º de agosto, estava previsto para ir até o fim de outubro.
No início deste mês, após 93 dias de trabalho de campo, o Censo 2022 contou 66% da população estimada, informou o IBGE. A cobertura da coleta de informações realizada até agora é considerada abaixo do esperado, segundo o diretor de Pesquisas do instituto, Cimar Azeredo. Com a lentidão, o trabalho vai se estender até meados de dezembro.
Azeredo informou que o principal motivo para o atraso no ritmo de coleta de informações é a falta de recenseadores — um problema que o IBGE relata desde o início do processo. Para visitar os domicílios do país, o órgão abriu 183 mil vagas de recenseador. No fim de outubro, havia 105,8 mil contratados, mas apenas 90,5 mil estavam efetivamente trabalhando.
Fonte: R7